quarta-feira, 19 de novembro de 2008

RETALHOS RECEBE PRÊMIO

RETALHOS DO MODERNISMO
RECEBE O:

PRÊMIO DARDOS

RETALHOS DO MODERNISMO recebe o “Prêmio Dardos”, conferido pela Professora Pedagoga, Mestra em Educação e Especialista em Educação Infantil pela UFRN, Poetisa e Escritora: “HERCÍLIA FERNANDES”, de Caícó – RN, do Blog “HF DIANTE DO ESPELHO” = http://fernandeshercilia.blogspot.com/

A poetisa, na apresentação no seu Blog “HF DIANTE DO ESPELHO”, deixa evidente sua proposta:

"A poucas pessoas me mostro, realmente, como sou. A outras, apenas disfarço a minha dor; Porque não me vejo em todo olhar; Há espelhos capazes de me revelar, outros, só ofuscam o meu pesar".

E se define:
"Sou um pouco de tudo: dispersão e pragmatismo se misturam e 'deformam' minha personalidade. Sou como um verso mudo, entrecruzado nas entrelinhas de tantos discursos e vãs verdades. Por fim, sou o que sou e isso é tudo! O resto é controverso nas linhas da transitoriedade".

Tive a imensa satisfação de conhecer seu trabalho e principalmente o seu empenho em valorizar a cultura, não só da sua terra, como de todos que demonstram vontade em produzir e partilhar algo da nossa cultura. Para mim foi um honra, não só ter tido o privilégio de poder interagir virtualmente, como ser reconhecido por uma mestra, que já havia se tornado uma das minhas poetisas preferidas – juntamente com a minina Taninha do Nascimento, que vem parindo poemas de valores extremados de imensa beleza e formosa composição e estilo.
Eu não consigo, mesmo que esforce, transcrever minha emoção. Quero utilizar-me desse reconhecimento para continuar elaborando cada vez mais minhas pesquisas, mesmo que necessite continuar passando noites e noites trabalhando, tendo até mesmo que substituir, novamente, as lentes dos óculos – mas, enquanto estiver percebendo que meu trabalho não está sendo em vão... continuarei, continuarei...
Deixo aqui a minha sincera e amiga e amável gratidão, para a eternidade, a Você, minha Dileta Hercília.

"O Prêmio Dardos é o reconhecimento dos valores que cada blogueiro mostra a cada dia no empenho em transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, em demonstrar, em suma, sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras."
Há algum tempo, o prêmio Dardos vem circulando na Blogosfera, atribuindo mérito aos trabalhos dos poetas na Internet. Dentre os artistas homenageados com o selo, podem-se destacar os poetas portugueses
Vieira Calado, Vicente Ferreira da Silva e a poetisa Glória Pires. Ambos, autores de sensível e notória arte poética e publicações em livro. Na blogosfera brasileira destacam-se os poetas Fabrício Fortes, Bianca Feijó, Carol Porner; e, recentemente, Assis de Mello.

Plagiando a conclusão do texto da Dileta Hercília Fernandes, cravo aqui este meu poema:

POEPARTO

Não existe semente de poeta
pois poeta
não nasce em canteiro
Não existe cultivo de poeta
pois poeta
não nasce em canteiro
O poeta
é gerado no cio da necessidade
pois poeta
não nasce em canteiro
O poeta
tem seu parto na realidade
pois poeta
não nasce em canteiro
Não existe
semente de poeta
Não existe
cultivo de poeta
Pois poeta
não nasce em canteiro
O poeta não morre
e não tem idade
O poeta
apenas adormece
muda de meio
e se estabelece na eternidade...
Pois poeta
não nasce em canteiro
(Luiz de Almeida)
Luiz de Almeida - Piraju - São Paulo, 19 de Novembro de 2008 - Dia em que o Blog Retalhos do Modernismo recebeu a Bandeira do "Prêmio Dardos".
Nota: Os meus indicados estão dispostos no Painel Layout do lado esquerdo da página de rosto do Blog.

13 comentários:

  1. Luiz de Almeida,

    estou imensamente feliz com as suas palavras. Sobretudo por sentir a emoção em suas linhas ao transcrever a alegria de receber o Prêmio Dardos.

    O "Retalhos do Modernismo" é um blog que vem contribuindo significativa para manter acessa a memória do Movimento Modernista no Brasil, constituindo um espaço que aponta "caminhos de saber".

    Vendo a sua seleta lista de indicação, vejo que indica o Novidades & Velharias ao prêmio. O que me deixa duplamente feliz, "literal-mente" nas nuvens!...

    Muitíssimo obrigada, amigo, por sua demonstração sincera de ética e carinho.

    Abraços, Hercília Fernandes.

    ResponderExcluir
  2. Dileta Hercília:
    Quando navego pela Net nos meus estudos e pesquisas, sempre encontro textos diversos: crônicas, poemas, ensaios, reportagens, etc. Minha busca é intensa. O que mais me preocupa é a quantidade de textos que voluntáriamente cometo a indelicadeza de dizer: "verdadeiras porcarias". Mas, quando abro tua página, da Taninha, da Marcinha, do Marcelo, da Sandra, e de muitos outros, que se fosse elaborar um rol aqui não teria espaço suficiente, fico muitíssimo feliz. Feliz por saber que temos grandes escritores crônistas, poetas, ensaistas, pesquisadores, etc., que fazem com que acreditemos verdadeiramente que o Brasil é "sortudo" - é muita gente boa. É uma literatura e cultura coloquial e constextual que nos conduz ao zênite da satisfação. E a Net, apesar "daquelas porcarias" que mencionei, também proporciona sites e blogs repletos de ensinamentos e beleza. O teu trabalho na Net me arrebata. Esse arrebatamento não é somente pelo conteúdo, mas pela beleza, dedicação e delicadeza com que você dispensa na documentação editada. Não estou jogando nenhum confete, Você não necessita disso. Mas passei a mostrar teu trabalho aos que me rodeiam com muito orgulho, como também faço com todos os citados acima e mais uma porção, que ficam aqui neste depoimento, no anonimato. Tenho encontrado, por exemplos, grandes, enormes, exuberantes artistas plásticos que, com suas obras nos conduzem ao êxtase. São obras verdadeiramente místicas.
    Por tudo isso e mais alguma coisa, Você não teria a obrigação nenhuma em agradecer. Eu que necessito deixar cravado aqui os meus sinceros agradecimentos, e afirmar, que Você proporcionou-me alegria e emoção incomensuráveis. Ainda estou flutuando. E isso eu devo a Você.
    Agradecimentos infinitos; e que possamos continuar interagindo para que eu possa crescer e angariar conhecimento e conhecimento e conhecimento...
    Que Deus te abençoe muitíssimo.
    ESTEJA E SEJA E FIQUE FELIZ!
    Bjus
    Luiz de Almeida

    ResponderExcluir
  3. Caro Luiz,

    agora você me fez chorar! Como é boa [e saudável] essa interação. A possibilidade de aprendizado, poética, evolução humana!

    Sinto-me honrada com as suas palavras. Guardarei na memória essa canção, paisagem, emoção onírica. Especialmente pelas palavras virem de alguém que se dispõe a escrever ao outrem unicamente pelo valor da doação. Seu galardão não é o reconhecimento, não são premiações, mas o crescimento intelectual e moral do outro-leitor. E essas intenções são claras em seu blog.

    Por isso, repito:

    O “Retalhos do Modernismo” é um portal para manter acessa – e acesa - a memória desse momento ímpar da educação e cultura, ciência, política e economia de nossa história.

    Expresso tal realidade como pesquisadora desse marco divisor de águas de nossa historicidade e de uma das figuras mais emblemáticas da lírica feminina modernista: “Cecília Meireles”. Cabe, então, a nós [artistas, intelectuais, estudantes, profissionais liberais...] não deixar ao livre acaso do destino.

    Você, Luiz, tem feito a sua parte.

    Mais uma vez, grata por sua expressão de afeto,
    Hercília Fernandes (H. F.).

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS LUIZ POR MAIS ESSA BRILHANTE CONQUISTA. A PRIMEIRA: POR TER UM CANAL INTERATIVO, COMPROMISSADO E ALTAMENTE QUALIFICADO COMO É O BLOG RETALHOS DO MODERNISMO.

    A SEGUNDA: PELA COLHEITA DESSE FRUTO TÃO SIGNIFICATIVO E HONROSO QUE É O MERECIMENTO POR ATITUDES QUE FICAM.

    PARABÉS E CONTINUE A SER ESSA PESSOA SIMPLES, ACESSÍVEL E TRABALHADORA COMO TÚ ÉS.

    SE A ARTE AGRADECE A CULTURA TE BENDIRÁ.

    JEHOVAL JUNIOR

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Luiz !!!
    Você com suas pesquisas, dedicação, noites insones, desprendimento, talento, sensibilidade e amor pela arte, merece este reconhecimento... sem dúvida nenhuma.
    Obrigada por nos proporcionar esses momentos de leitura, prazer e aprendizado com tantas preciosidades.
    Faça sempre "ecoar" tudo isso no "Retalhos do Modernismo"... estaremos sempre por aqui para aplaudir sua iniciativa e dedicação.
    Esse seu espaço é fantástico e digno de minha admiração.
    Parabéns e Boa Sorte!!!
    Beijos... e como diz nosso amigo Adilson... Carinho Pirajuense...
    Fátima.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luíz!

    Indicação mais que merecida!!

    Super parabéns!

    Sua contribuição à Educação, principalmente, inspira a muitos.

    Grande beijo e abraço da amiga Taninha.

    ResponderExcluir
  8. Luiz,
    Ter o reconhecimento dos amigos e muito bom; ter o reconhecimento de respeitáveis pessoas que gostam de arte é demais de bom; ter o reconhecimento de todos pela luta, pela dedicação, pelo carinho com que se trata um assunto é delicioso, mas... ser reconhecido e agraciado com um premio, por tudo isso, é motivo de orgulho para todos nós, que admiramos seu trabalho e sua luta! Parabéns pelo DARDOS, que foi mais que certeiro em escolher teu Blog. Parabéns por seus ideais e convicções.
    Carinho Prjuense!

    ResponderExcluir
  9. esse blog será sempre minha fonte de pesquisa sobre o MODERNISMO.

    ResponderExcluir
  10. Nobre - Há sementes no cultivo de canteiros literários como o Retalhos do Modernismo. A sua plantação é vasta, boa de colheitas e disseminação. Parabéns pelo prêmio merecido e muito obrigado pela indicação.
    Rio daqui, indo.
    Paulo Viggu

    ResponderExcluir
  11. Dileto Wagner:
    Todas as vezes que recebo uma mensagem como a tua, minhas LINHAS DO DESASSOSSEGO se desalinham, pois sou presenteado com a aceitação e aprovação do meu trabalho, como também me proporciona a responsabilidade de continuar sempre e cada vez mais. E isso, queira ou não torna-me desassossegado. E, tão rapidamente, faz-me continuar com as pesquisas.
    Obrigado pela honra.
    Abraços
    ESTEJA E SEJA E FIQUE FELIZ!
    Luiz de Almeida

    ResponderExcluir
  12. Vigu, meu Amigo e Irmão:
    Obrigado pela tua mensagem e principalmente pelo sentido e sentimento nela contidos. Vindo de Você, eu fico meio embasbascado, pois sei o tamanho da cultura que está inserida no teu ser. Sinto-me orgulhoso, pois muitos ainda não tiverão a dádiva que tenho: tê-lo como Amigo.
    Irmãozinho: "semente a semente, com certeza, regadas pelo rio daqui, iremos desvairar esta nossa cidade".
    ESTEJA E SEJA E FIQUE FELIZ!
    Luiz de Almeida

    ResponderExcluir
  13. Oi Nico!!
    Em primeiro lugar parabéns!! Realmente teu blog é uma excelente fonte de pesquisa e também um delicioso espaço àqueles que gostam de literatura.
    Quanto ao sofá, ainda não comprei...rssss... Mas o 13º facilitará agora a aquisição do mesmo...hehe.
    O Teté me escreveu, eu mandei um e-mail pra ele, mas ele ainda não me respondeu... estou na dúvida se ele o recebeu... Qqer coisa diz pra ele me escrever! Sinto muitas saudades dele... espero que esteja bem com ele e com seus parentes lá em SC. Agora estamos mais próximos, estou morando em SP e deixo abertas as portas de casa pra vc e pro Tét's, serão bem vindos sempre por aqui!! E me dariam um imenso prazer se me visitassem, vc poderia combinar com o Teté, hein?!!
    Um grande beijo carinhoso,
    Dani.

    ResponderExcluir