domingo, 16 de outubro de 2011

ALMEIDA JUNIOR NA PINACOTECA EM SÃO PAULO


O LUGAR DA ARTE:
ALMEIDA JUNIOR

E

PEDRO ALEXANDRINO

Almeida Jr. Foto Ilustrativa


EXPOSIÇÃO NA PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO 

DE 15 DE OUTUBRO 2011 

01 DE JULHO DE 2012.


LOCAL:
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 São Paulo, SP.
Tel. (11) 3324-1000

A exposição reúne 15 obras dos artistas Almeida Junior (1850-1899) e Pedro Alexandrino (1856-1942), todas pertencentes ao acervo da Pinacoteca e, como as demais temporárias, busca estabelecer um diálogo com o acervo. Ao dispor lado a lado a produção de ambos, a mostra não pretende retraçar um percurso artístico desses pintores, os primeiros a ganhar projeção no cenário artístico nacional a partir de São Paulo. Ao contrário, pretende-se circunscrever os campos de atuação possíveis para um pintor no contexto da São Paulo de fins de século XIX, tomando como exemplo os dois nomes de maior destaque na arte paulista naquele período. Com curadoria de Valéria Piccoli, curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo. (Sala Exposição Temporária 03)

- EM OUTRAS SALAS:

nA Sala exposição temporária 02:

O nú além das academias”

A exposição apresentará 35 obras entre desenhos e pinturas de maneira a explicitar a importância do nu na formação artística de diferentes filiações. Estarão expostas obras de
Almeida Júnior e Virgílio Maurício; desenhos de Anita Malfatti e Candido Portinari; Raphael Galvez, Rossi Osir, Yolanda Mohalyi, Qurino da Silva e Flávio de Carvalho, entre outros. Com curadoria de Ana Paula Nascimento, curadora da Pinacoteca do Estado.

NA Sala 7:

“Realismo Burguês”

A Academia é a base de um sistema artístico que pressupõe o mecenato. É inevitável que a produção acadêmica reflita, portanto, valores importantes para certas classes sociais. No final do século XIX, as obras de
Almeida Junior, Eliseu Visconti e Oscar Pereira da Silva, entre outros, reunidas nesta sala revelam a consolidação de um gosto tipicamente burguês no Brasil.


NA SALA 10:

“UM IMAGINÁRIO PAULISTA”

A sala propõe uma reflexão sobre a imagem que São Paulo busca projetar sobre si a partir do final do século XIX. As telas em que Almeida Junior propõe a tipificação do caipira paulista são contrapostas às imagens da transformação da paisagem urbana de São Paulo.

Fale com a ouvidoria:

FONTE: